Proximo Jogo

quarta-feira, 20 de julho de 2016

Decisões da campanha de D&D 5.0 Rodada 1



Sorg    Barash    Ilnolin    Bheta    Andy     Tim    


A Expedição:
O grupo parte da Citadela a tarde rumo ao local da embarcação, Aldus, Zavran, Barash e Sorg levam malas com diversos equipamentos arcanos de adivinhação e vidência, seguidos por um disco flutuante de Tenser. Algumas coisas parecem ter vindo da biblioteca do Raka, outros o próprio Aldus havia contruído. Yara e seu fiel Kami guiam o grupo pela floresta, passando próximo ao local de seu antigo esconderijo.
O vislumbre da máquina encalhada na selva é impactante, arvores derrubadas durante o pouso, um navio de metal emborcado no solo, completamente fora de contexto. Vocês chegam pela parte da frente, no alto da estrutura ainda é visível o seu nome, parcialmente: “S Eldrige”.
Vocês adentram a estrutura por onde ela foi seccionada e Yara se despede, desejando boa sorte. A parte interna parece uma área segura para manter acampamento, apesar do chão inclinado. Logo o grupo começa a trabalhar.

A Comemoração:
Ao ver os demais partindo para a expedição, Andy, Tim, Betha e Il sabem que haverá muito trabalho nos próximos dias. A construção do posto de troca caminha bem. Um depósito já foi erguido, a pavimentação da praça está sendo feita em torno de um dos poços naturais da Citadela, uma casa de câmbio terá suas paredes em breve e um uma estalagem com estábulos deve ficar pronta no final. Já a comemoração em sí, o povo mal sabe dos planos de seus Exarcas, nem o Raka, seu suserano… A palavra precisa ser divulgada, e os preparativos feitos. Logo o grupo começa a trabalhar.

Sorg
Barash mostra para você e seu mestre onde havia o círculo mágico e a “caixa” flutuante. É possível ver inscrições no chão em um semi círculo. Porém ele está pela pela metade justamente porque o navio foi partido no meio exatamente onde estava o ritual. Algumas inscrições na língua antiga não fazem sentido, parecem nomes e palavras de poder, a energia residual porém não fica apenas no círculo, ela parece sair pela estrutura metálica.
a> Usar Detectar Magia (1o Circulo) e seguir os rastros pelo navio
b> Usar Olho Arcano (4o Circulo) e começar uma investigação completa (80% sucesso)

Bom, após conversar com o Aldus sobre as magias em questão, optamos pela 2ª alternativa

 Ilnolin :
A comemoração precisa ser notada e atrair pessoas, o Raka terá interesse nessa empreitada, assim como seus amigos da Gangue da Cigarra que estão com “saudades”. A Citadela também possui apenas o básico de comida estocada, coisas simples de subsistência, enquanto os mercados da cidade do Raka são abundantes em especiarias e produtos sofisticados. O progresso das obras do posto de troca não pode ir mais rápido, todos estão focados nessa atividade, menos você:
a> Ir para a cidade do Raka acompanhado (escolha 1 PJ ou NPC - PJ tem que concordar).
b> Ir para a cidade sozinho, deixar todos na citadela trabalhando.
c> Ficar na citadela e aguardar uma melhor oportunidade (outro evento pode ocorrer)

A, vou perguntar se a liara quer ir comigo

Andy :
Para ajudar a divulgar o evento com cartazes, será necessário um copista. Por sorte um praticante veio para a cidade, além de produzir papel ele também escreve cartas para o povo. Talvez ele possa ajudar, mas com um preço. Os cartazes podem ser simples, apenas escritos, ou com detalhes do brasão, o copista parece entusiasmado para trabalhar com algo que não seja cartas de amor, pedidos de troca de gado e ameaças à devedores. Será necessário pagar para alguns aldeões espalharem os cartazes fora da citadela uma vez que é impossível que vocês assumam essa tarefa.
a> Cartaz simples apenas na cidade ($) - 5 dias
b> Cartaz simples para todas as vilas ($$) - 10 dias
c> Cartaz elegante para a cidade ($$$) - 10 dias
d> Cartaz elegante para a cidade e para as vilas ($$$$) - 20 dias

vou de opção B. não somos podres de ricos (ainda) e também não precisamos nos gabar de nada

 Barash:
Enquanto Sorg e Aldus fazem as primeiras investigações, Zavran sugere que vocês como membros da conclave façam uma verificação no perímero, uma vez que ainda possa haver algum perigo. Vocês chegam a duas opções, usar magia para monitorar pontos chave, por ser território do Raka, não seria necessário fazer ambos:
a> Usar Alarme em pontos chave, voltar para o navio e auxiliar Sorg e Aldus com mais tempo.
b> Fazer patrulhas de tempos em tempos entre você e o Zavran, cobrindo maior área do que os Alarmes, mas gastando mais tempo patrulhando.

B, melhor dar mais segurança para os dois fazerem o trabalho deles

Betha
Ainda não é possível saber quantas pessoas vão aparecer para a comemoração, mas talvez a cidade fique pequena durante os dias de festa. Você precisa decidir onde o grupo vai ficar durante o evento, e onde eventuais convidados extras podem se alojar e principalmente, como o Raka será tratado. Uma vez que você decidir isso, Ilnolin poderá partir para a cidade com a Liara e alguns ajudantes para comprar o que for preciso.
Grupo:
a> Será montada uma grande tenda na praça principal para receber o Raka e os Exarcas ficarem, porém a estrutura nao está planejada e precisa ser comprada. ($$$)
b> A Torre da Citadela não fica longe da praça, Ziza diz que pode converter o salão de entrada para um salão de festa com mesas e espaço para receber pessoas, o minimo de móveis é necessário.($)
Convidados Extras:
a> Serão alojados dentro da Torre, em dormitórios improvisados pela Ziza, mais humildes mas muito mais baratos. ($)
b> Construir tendas de acampamento com fogueiras e instalações no entorno da cidade, mais confortável e mais próximo do dia a dia do povo, mas precisará comprar tendas. ($$)
Raka:
a> Decorar e mobiliar um andar da Torre com um jardim e vista para o reino, porém quem for à cidade precisará gastar mais.($$)
b> Se for feita a grande tenda na praça, os Exarcas podem se recolher e o Raka e seus seguidores podem usar a tenda para eles. (free!)

A, B, B
Tim
Ilnolin saiu com a missão de informar o Raka sobre o evento, então será necessário planejar formas de garantir a segurança e/ou impressionar o seu suserano com demonstração de ordem. Apesar de não existirem rotas de fuga da citadela pelo subterrãneo, é necessário planejar em caso de ataque, uma vez que os muros não são defendidos e não há portões nas aberturas da muralha.
Guarda:
a> Equipar os discípulos e designar pontos de guarda dentro da cidade, de forma a demonstrar que a patrulha é forte na cidade. ($)
b> Deixar os discípulos em patrulhas nas muralhas, equipando o topo com fogueiras e equipamento de alerta ($$)
Opcional: Com a autorização do Andy, os recrutas da conclave podem ajudar com essa atividade, porém adiciona 1 $ ao custo.
Ataque:
a> Recolher o povo para dentro da Torre fortificada, para os depósitos ou o subterrãneo.
b> Evacuar a citadela, limpando rotas de fuga pela floresta e fazendo caminhos até o rio, onde possam ir em segurança até a cidade do Raka, porém é necessário limpar um caminho ($)

B e B, sem opcional

Sorg
Usando o Olho Arcano, você e Aldus conseguem investigar partes inacessíveis do navio, frestas no metal e canos que formam labirintos. Durante dias vocês procuram as ramificações e rastros magicos que levam o ritual em fluxos de energia pelo navio até finalmente encontrar a primeira célula. Um cilindro negro de energia escondido entre as placas de metal, um concentrado de energia similar as caixas negras que vocês encontraram antes.
Várias dessas células se localizam próximas as laterais, todas fornecendo energia latente ao ritual. Junto com Aldus, Zavran e Barash, vocês abrem caminho entre as placas de metal para ficar de frente com um dos objetos, a fim de estuda-lo. Todas as ferramentas de medição e detecção de magia sequer conseguem ler, mas por instindo você e Barash percebem que, apesar de não parecer magia sintética, essa energia é similar. Não é exatamente maligna, apesar de ter sido criada por um ritual maligno, mas é magia caótica. No final dos estudos vocês chegam a uma conclusão: ainda é possível ativar o ritual mas não sem a outra metade. Ativando o ritual parcialmente será possível entender como funciona, e talvez replicar no futuro. Aldus parece muito intrigado e pretende levar os testes até o final.
A outra metade do navio não está muito longe, ela caiu do outro lado do rio, dentro do território dos homens lagarto. Seria possível separar o time para investigar de acordo com Zavran, ele conhece uma magia capaz de ligar telepaticamente duas pessoas por alguns dias, mas apenas Barash sabe como encontrar a outra parte do navio.
Célucas de Energia:
a> Destruir as fontes de energia caótica 
b> Manter as fontes no mesmo lugar, mas retirar uma para estudos.
c> Manter todas as fontes nos seus lugares
Grupo Avançado:
Escolher 1: Zavran, Aldus, Sorg (Barash vai obrigatoriamente).

opção C

 Ilnolin 
Liara fica feliz em ir com você até a cidade, você procura alguns trabalhadores que queiram ajudar com a lista de compra enorme que os outros exarcas e a Betha te entregam. Tendas, panos, móveis, tochas tiki(?) e algumas decorações. A lista ainda está incompleta e você vai ter que improvisar na cidade. No caminho Liara provoca dizendo que você vai ter que ajudar a escolher as roupas dela, e que nenhum dos seus amigos sentiria falta de ela escolhesse algo para ela. Você chega na cidade perto da hora do almoço, com seus ajudantes e muitros assuntos pra resolver. Porém alguém o espera próximo a entrada; Kardis o saúda e pede para você passar na taverna. Delegando as listas que não há como errar e deixando Liara para ver seus assuntos, você segue Kardis até a taverna. Eles não estão muito felizes com as notícias, Daices menciona que até consideraram tirar você da parceria, mas Darts insistiu em investigar. Mas já vai direto ao ponto de que você havia mencionado em deixá-los se estabelecer na citadela, sem muito por onde sair você pondera:
a> Negar terreno as Cigarras e arriscar perder a parceria
b> Oferecer troca de posse da taverna local com a taverna que hoje existe na citadela ($$)
c> Oferecer a administração da estalagem que está sendo feita no posto de trocas, sem o consentimento dos outros Exarcas, porém eles teriam que arcar com qualquer custo adicional.
d> Jogar com a sorte e pedir mais tempo.

A) não negócio com terroristas. Digo a eles: até onde me lembro vcs estão nessa taverna e não naquele buraco sujo pq eu dei a taverna ora vcs. Acho que não está clara esta parceria. Nunca pedi nenhuma parte do lucro pra vcs, nada! Só pedi que não roubassem dos muito pobres e que não saíssem por ai matando gente. Se vcs tem uma merda de cidade para extorquir é pq eu e meus companheiros lutamos e arriscamos nossas vidas. Se vcs não estão contentes, foda-se. Saio e Bato a porta atrás de mim.

 Barash
Zavran conduz o ritual em conjunto com Aldus, ambos se comunicando da mesma maneira que ele havia feito contigo antes. Você e Aldus seguem pela floresta até onde provavelmente está a segunda parte do navio, para isso vocês cruzam o rio em direção ao territorio dos homens lagarto. Quando finalmente vocês avistam a estrutura metálica do veículo, você percebe que estão sendo observados. Se o povo lagarto está visível na floresta, é porque eles tem a intenção de se mostrar. Vocês estão no território deles então é necessário agir.
a> Abaixar as armas e se identificar, tentar negociar usando a recuperação do Santuário.
b> Ignorar e seguir com o trabalho, o navio definitivamente não é um santuário para eles.
c> Espantar os homens lagarto a força, pois esse não era o território do clã que você havia encontrado e ajudado.

B

Betha
As cornucópias da Torre estão produzindo e armazenando comida para a comemoração, a bebida porém ainda não se mostrava suficiente até agora, quando dois mercadores chegam na cidade, carregados com carruagens cheias de barris esperando para fazer uma oferta aos Exarcas. Um deles, um humano de vestes refinadas oferece carros com rum e cerveja, você e os outros exarcas provam o produto e parece ser de qualidade, mas ele é mais caro do que o que oferece o outro comerciante. Um halfing que diz ser ex-supervisor de uma cornucópia, ele oferece todo o vinho que ele estocou depois que perdeu sua permissão, o sabor do vinho é muito bom, com um leve sabor mascarado da ambrosia. O estoque do halfling é menor, mas ele se oferece para trabalhar na sua cornucópia e produzir este exato vinho. Comparando o valor dos estoques, o orçamento ficará mais apertado se você tentar comprar tudo.
a> Comprar o rum e a cerveja ($$)
b> Comprar o vinho e considerar a proposta do halfling ($$)
c> Comprar ambos, manter o excesso no estoque depois se sobrar da festa ($$$$)

quero a c)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia se tiver coragem

Leia se tiver coragem

Hospedado na Molvânia

Hospedado na Molvânia

Volte sempre

Volte sempre